Ensino
Doutoramento em Urbanismo
O Programa de Doutoramento em Urbanismo da ULusófona é composto por um Curso de Doutoramento (1º ano) e um trabalho de investigação científica na área específica do Urbanismo, tutelado por um orientador Doutorado e cujo resultado se consubstancia numa tese original, especialmente elaborada para o efeito, numa das áreas de concentração do curso (2º e 3º anos). Para apoiar e desenvolver o espírito crítico dos estudantes em processo de investigação, são organizados Workshop de Investigação, correspondentes à unidade curricular seminário de investigação em urbanismo (2º ano), onde os resultados das pesquisas são apresentados e debatidos.
O Programa de Doutoramento abrange um total de 180 ECTS (European Credits Transfer System), estruturados do seguinte modo:
- A parte curricular do Programa, constituída por seminários de aprofundamento, sendo necessária a realização de 60 ECTS de um conjunto de unidades curriculares:
- 52 ECTS distribuídos por 4 unidades curriculares basilares;
- 8 ECTS dedicados às metodologias de investigação em urbanismo.
- O seminário de investigação em urbanismo, que visa o debate e aprofundamento das matérias relativas aos projectos de investigação dos doutorandos, no 2º ano do programa, e que totaliza 15 ECTS.
- A tese, trabalho original elaborado especificamente para o doutoramento, que totaliza (2º e 3º ano) 105 ECTS.
Objetivos do Programa de Doutoramento
A necessidade de estabelecer um corpo de investigação na área do urbanismo em Portugal, competente para investigar e desenvolver teorias, ferramentas e práticas que suportem o desenvolvimento do país, justifica a existência do Programa de Doutoramento cujo principal objectivo é a formação de recursos humanos aptos para investigação e reflexão sobre o urbanismo, competentes para a criação de saberes e a sua transmissão, e que contribuam para a melhoria dos espaços urbanos.
São objectivos da formação:
- Aprofundar o conhecimento sobre as questões relativas ao território e à interacção ambiente físico/ambiente social;
- Aprofundar os fundamentos e valores que devem assistir ao acto de criar e de gerir o espaço público urbano abrindo novas pistas para o planeamento e desenho urbano, especialmente nos métodos de análise urbana e de composição do espaço público das nossas cidades.
- Aprofundar o conhecimento legal e operacional relativo à implementação de políticas de regularização fundiária e urbanística de base municipal.
- Apreender uma visão sistémica do espaço urbano compreendendo de forma integrada e sustentada as infra-estruturas, os equipamentos e os serviços;
- Compreender a articulação entre as políticas nacionais na área do Urbanismo com o contexto mais vasto das políticas europeias.
- Aprofundar o lugar do planeamento estratégico como recurso instrumental para o desenvolvimento coeso e harmonioso do território em Portugal.
Nos termos da lei, e do consenso nas práticas instituídas, o grau de doutor comprova a realização de uma contribuição inovadora e original no campo do Urbanismo, um alto nível cultural e a aptidão para realizar trabalho científico independente.
Estrutura do Programa de Doutoramento
O Curso de Doutoramento visa criar um corpo de investigadores e de docentes capaz de desenvolver o Urbanismo enquanto disciplina aplicada, bem como formar especialistas em Urbanismo com sólida formação técnica, teórica e metodológica, habilitados a:
- Coordenar instituições públicas nos domínios do urbanismo e ordenamento do território;
- Integrar e coordenar equipas interdisciplinares, tendo em vista a realização de estudos e projectos no domínio das técnicas e metodologias que poderão apoiar a inovação na concepção de políticas públicas vocacionadas para os domínios do urbanismo e ordenamento do território;
- Utilizar o urbanismo como recurso para os processos de aprendizagens;
- Desenvolver saberes e técnicas visando a valorização da relação território/comunidades;
- Conferir preparação teórica e prática com vista à investigação e à docência nas áreas do urbanismo e ordenamento do território.
O Doutoramento tem uma duração normal de três anos durante os quais o aluno é preparado para a elaboração de uma tese inédita e original, decorrente de um trabalho de investigação por si desenvolvido na área do Urbanismo, e que é defendida em prova pública perante um júri. O Programa de Doutoramento está estruturado em três fases distintas, correspondentes aos três anos previstos para a obtenção do grau de Doutor em Urbanismo.
Estas fases são:
- Primeiro ano: Curso de Doutoramento - parte curricular;
- Segundo ano: fase inicial de investigação e iniciação à tese;
- Terceiro ano: fase de sedimentação dos conhecimentos e defesa da tese.
As condições de elaboração do trabalho e de avaliação constam dos pontos seguintes (2.3).
Metodologia de Ensino
As aulas, em formato de seminário, permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados.
Para o efeito, são convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, com reconhecimento internacional, muitos deles estrangeiros, permitindo uma reflexão abrangente dos assuntos e matérias leccionadas.
Corpo Docente
O Programa de Doutoramento em Urbanismo tem instituída uma equipa docente em várias especialidades com vasta experiência de ensino, investigação e aplicação da teoria do Urbanismo. A ULusófona possui formação em Urbanismo há 20 anos com sucesso demonstrado pela empregabilidade dos seus alumni. A vasta experiência, aliada a uma atividade de ensino dedicado ao Urbanismo, asseguram a qualidade necessária à promoção da ciência urbanística. De salientar que alguns dos docentes provêm de outras instituições (universidades ou centros de investigação e desenvolvimento) quer do país quer do estrangeiro, promovendo uma visão abrangente dos assuntos abordados.
A cada ano são criteriosamente escolhidos os docentes que lecionam as matérias, suportando essa escolha, também, no perfil dos estudantes. Todos os docentes do Curso estão aptos a orientar os trabalhos de investigação nas suas áreas de especialidade. Assim, o corpo docente do programa de doutoramento em urbanismo é constituído por um conjunto de professores e investigadores doutorados que asseguram, quer a lecionação de matérias nas unidades curriculares, quer a orientação dos trabalhos de investigação (teses). O corpo docente está agrupado por áreas de investigação e é designado um ou dois coordenadores por área.
Unidades Curriculares
Para o Programa de Doutoramento foram definidas quatro unidades curriculares basilares bem como outra de metodologias de investigação em Urbanismo. A descrição completa destas cinco disciplinas consta das Fichas de Unidade Curricular (Bases Programáticas das unidades curriculares - Main Syllabus).
1.º ano
- ACIET - Ambiente Construído; Infraestruturas, Equipamentos e Transportes
- ANPU - Ambiente Natural e Paisagem Urbana
- MIU - Metodologias de Investigação em Urbanismo
- SGAT - Sociedade, Governança e Administração do Território
- UADU - Urbanística Aplicada e Desenho Urbano
2.º e 3.º anos
- SIU - Seminário de Investigação em Urbanismo (2.º ano)
- Tese - ( 2.º e 3.º anos).
Metodologia de ensino
As aulas, em formato de seminário, permitem uma reflexão abrangente das temáticas e problemas privilegiados. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica, em debate orientado em torno dos assuntos tratados.
Para o efeito, são convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, com reconhecimento internacional, muitos deles estrangeiros, permitindo uma reflexão abrangente dos assuntos e matérias lecionadas.