Skip to main content
Notícias

Nova Publicação – O uso de tecnologia digital de telefonia móvel para o planeamento

Nesta publicação aborda-se a organização territorial, as interdependências e o desenvolvimento num país confrontado com a falta de estratégias para ordenamento do território e desenvolvimento urbano, como é o caso da República Democrática de São Tomé e Príncipe.

Baseia-se em estudos para desvendar o potencial das tecnologias digitais de telefonia móvel e como elas podem ser usadas na aquisição de conhecimentos para substanciar abordagens para diferentes desafios de desenvolvimento, em particular para questões de mobilidade. Este estudo sustenta-se na compreensão de que o território é um recurso e uma ferramenta estratégica para enfrentar e dar respostas às questões da sustentabilidade e, como comprova-se, para melhor compreender o surto de COVID-19 num território sem planeamento, mas ansioso por ter evidências para nortear os esforços de contenção.

Autores: Aragão, N. & Smaniotto Costa, C. (2022). The Impact of COVID-19 and Use of Geo-Tagged User Data in Territories without Planning: The Case of São Tomé and Príncipe. In: Brunn, S.D., Gilbreath, D. (eds) COVID-19 and a World of Ad Hoc Geographies. Springer, Cham.

Publicação